terça-feira, 8 de março de 2011

DROGAS; PREVENÇÃO E TRATAMENTO


A discussão sobre as drogas e os problemas de relacionamento entre pais e filhos invadiu as casas de milhões de brasileiros através da novela "O Clone ", que diariamente traz à tona o debate do assunto em um dos núcleos de sua trama. A mídia despertou o interesse da população pela prevenção ao uso de substâncias químicas e tratamentos para dependentes. Muita gente se identificou com a questão abordada, afinal quem não conhece alguém que bebe muito, usa drogas ou exagera nos remédios para emagrecer ou para dormir? Como a busca por informações tem sido grande, o Terra reuniu em um especial sites sobre prevenção e tratamento de usuários de drogas.

Passou o tempo em que a prevenção ao uso das drogas era feita através de vigilância e privações. Hoje é fato que a informação é a maior responsável por evitar o envolvimento de adolescentes com narcóticos, pois é dominando o assunto que ele é vencido. Além disso, a informação também leva ao tratamento .

A recuperação adequada para um dependente químico deve ser orientada por um profissional especializado , pois só ele pode fazer uma avaliação correta e encaminhar a um tratamento que varia de pessoa para pessoa. Não podemos esquecer que a luta contra a compulsão pelas drogas não é simples nem imediata e depende da vontade do usuário. Muitas vezes nem a vontade do dependente é suficiente, há casos em que ele quer e não consegue, por isso é importante a orientação do especialista.

O tratamento pode ser realizado através de acompanhamento médico e psicológico, por grupos de auto-ajuda e para casos extremos existem clínicas especializadas para internação. Exemplo de tratamento gratuito é o NA (Narcóticos Anônimos ). O programa de recuperação conta com salas de reuniões espalhadas em todo o mundo, é auto-suficiente e para ser membro basta ter o desejo de parar de usar. O NA utiliza a filosofia semelhante à do AA (Alcoólicos Anônimos ).

A internação em clínicas e hospitais geralmente é encarada como um último recurso. No Brasil, existem excelentes instituições e comunidades terapêuticas especializadas como o CENTRAD , GREA e Associação Parceria contra as Drogas . Nos últimos anos, o país gastou mais de 700 milhões de reais em tratamento de dependentes químicos entre gastos com internação em hospitais públicos e medicações. Além do mais, as drogas representam 8% das mortes no mundo.

Não será por falta de informação que você deixará de se tratar ou procurar ajuda para amigos ou familiares. Quando o assunto é drogas, a comunicação é indispensável, não há nada melhor que um bom diálogo. Para o sucesso de qualquer recuperação é necessário não só o comprometimento do dependente, mas a família também deve rever seus hábitos e conceitos. A mudança de alguns comportamentos pode ajudar os jovens a manter-se longe das drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário